Cachorro faz cachorrice. Brincar, correr, pular, subir e descer escadas, sair aprontando por aí – assim como acontece conosco, as atividades dos cães os levam a acumular problemas em seu vasto e complexo sistema muscular.

Muitas vezes o cão aguenta a dor sem deixar nenhum sinal transparecer. Na natureza, demonstrar dor faria dele um membro “fraco” da matilha.
Quem nunca sentiu dores nas costas, sofreu com problemas no pescoço ou se viu incapaz de fazer coisas simples porque estava “com dor muscular”? Bom, os cães também passam por tudo isso com suas cachorrices diárias! Afinal, eles são como nós: feitos de ossos, músculos, sangue e um cérebro que pode sentir felicidade, tristeza e, é claro, dor. A única diferença é que muitas vezes o cão aguenta a dor sem deixar nenhum sinal transparecer, porque, na natureza, isso faria dele um membro “fraco” da matilha.
Quando nosso cão não está bem, nós não ficamos bem. Nós não gostamos de vê-lo sofrendo, mas muitas vezes não sabemos dizer exatamente qual é o problema.
Seu cão apresenta algum dos sintomas seguintes? Em caso positivo, a massagem pode beneficiá-lo.
- Lentidão em passeios e ausência de interesse em explorar / brincar;
- Caminhada em “pulinhos” ou com apenas três patas (distribuição de peso desigual);
- Dificuldade para se levantar quando deitado ou sentado;
- Mudanças de comportamento (depressão, indisposição para ser tocado / carregado);
- Nervosismo, medo do toque ou aversão ao toque em uma área específica (principalmente nas patas);
- Dificuldade para subir e descer escadas ou entrar e sair de carros;
- Envelhecimento precoce.
Olá, gostaria de saber se a massoterapia pode também prevenir futuros problemas na coluna do cachorro ou se ela funciona apenas se já existe o problema. Tenho um basset e minha casa tem escadas. Além disso, é muito difícil evitar que ele suba nas camas e sofás. Por isso, fico preocupada de ele acabar machucando suas costas.
Agradeço a informação!
Olá Helena,
Tudo bem contigo?
A massoterapia atua especificamente sobre a musculatura dos cães e não de forma direta sobre a estrutura óssea da coluna. Quando o cão já possui algum problema na coluna, a massagem vai ajudar a reduzir as dores musculares causadas pela má postura ou compensação de membros.
O que recomendamos a você é fazer um ajuste na rotina do seu pequeno. Sabemos o quanto é difícil impedir essas subidinhas em escadas, sofá e cama, mas você pode providenciar uma rampinha ou algo que diminua a altura de sofá e cama e ensino-lo a utilizar esses recursos. Quanto as escadas realmente é um problema, mas dependendo de onde elas estiverem, você pode reduzir a quantidade de subidas e descidas dele nesse lugar colocando algum obstáculo para evitar que ele circule livremente.
A melhor forma de prevenção seria utilizar desses recursos associado com uma consulta com o médico veterinário para ver o que se pode utilizar, via alimentação ou suplementação, para postergar possíveis problemas.
Esperamos ter ajudado um pouco.
Att,
Themis Regina Kogitzki
Instrutora e Especialista em Massoterapia Canina