Não pode assistir ou ler agora?
Não tem problema!
Clique e ouça o conteúdo aqui:
Ao longo dos últimos anos, o estudo da fáscia tem ganhado destaque no meio científico, tanto na medicina humana quanto na medicina veterinária.
Uma rede de tecido conjuntivo interconectado com todos os sistemas de órgãos, sem começo ou fim, que ao mesmo tempo une e separa: assim é o tecido fascial, essencial para a manutenção e melhoria da mobilidade no corpo.
Os tratamentos voltados para esse tecido têm evoluído conforme novas descobertas surgem na frente de pesquisa e a terapia manual, tem evoluído no mesmo ritmo acelerado dessas descobertas.
Dentre as modalidades de terapia manual, uma que vem se destacando é a liberação miofascial, hoje amplamente utilizada por fisioterapeutas em pacientes humanos para tratar tensões e dores causadas por disfunções na fáscia.
Na medicina veterinária, contudo, o uso da terapia manual para tratamento do sistema fascial ainda é pouco explorada, apesar de seu potencial para o atendimento dos animais de companhia.
Com o curso híbrido de Liberação Miofascial para Animais da AnimaTherapy, os médicos veterinários poderão incluir essa terapia na sua rotina e na sua “caixa de ferramentas”, como mais uma maneira de proporcionar aos pacientes uma redução das dores e um aumento da mobilidade (e também da qualidade de vida).
· os conceitos e aplicabilidade da tensegridade e biotensegridade no sistema fascial;
· a anatomia e a fisiologia do sistema fascial;
· as funções e disfunções da fáscia;
· o que é a liberação miofascial e as diferentes abordagens com essa modalidade de tratamento;
· as técnicas de palpação miofascial;
· os caminhos para relacionar os achados na palpação às manifestações clínicas de distúrbios do sistema fascial, músculo-esquelético e neurológico;
· as diferentes técnicas e abordagens de terapia manual e liberação miofascial;
· os métodos comportamentais para avaliar a aceitação do animal às técnicas de liberação miofascial;
· casos clínicos específicos e suas discussões.
50 horas compostas por:
• aulas gravadas, artigos científicos e outros materiais complementares;
• aulas teóricas online e ao vivo;
• aulas práticas presenciais;
• estudo de caso, submissão do trabalho e avaliação final online.
Como posso te ajudar?