Por amar demais os cães, um dia tomei a decisão de que trabalharia no setor pet. Sim, queria estar próxima dos cães todos os dias. Assim começou uma busca do que fazer: pet shop? Produzir comida para cães? Quem sabe confeccionar roupas, camas entre outras coisas? Mas cadê o cãozinho nessa história? Eu queria mesmo era tocar no cão, sentir seu pelo, seu calor, seu cheiro, ganhar lambidas. Sim, era isso o que eu queria fazer.
Começou, então, uma busca por profissões que realizassem o meu desejo. Foi quando me deparei com algo muito valioso que não só preencheria a minha necessidade de toque, mas também poderia ajudar os cães e seus tutores: minhas mãos!
Compreendi que com elas poderia proporcionar qualidade de vida e bem-estar. Poderia aplicar a massoterapia canina em diversos cães com diferentes estilos de vida, idades e condições de saúde, desde filhotes em adestramento até aqueles bem velhinhos que necessitam de cuidados especiais. Poderia ajudar a cuidar da saúde deles. E proporcionar aos tutores o conforto de saber que seus amados peludos estão sendo tratados com muito amor, dedicação e responsabilidade. Assim me tornei massoterapeuta canina.

Themis Regina Kogitzki recebendo um de seus certificados na Inglaterra.
Não foi fácil chegar até aqui – até porque a formação em massoterapia canina não existe no Brasil.
É uma decisão que requer investimento, planejamento para ter retorno financeiro e dedicação para estudar muito. É importante entender o comportamento canino, já que, diferentemente dos pacientes humanos, cães não dizem onde está doendo. Conhecimentos aprofundados sobre anatomia e patologias caninas também fazem parte dos requisitos, e são colocados em prática quando o massoterapeuta trabalha em parceria com o médico veterinário para oferecer ao cão o melhor tratamento possível. Além de tudo isso, amor e respeito são fundamentais: antes de colocar as mãos sobre cada cãozinho, é preciso conhecê-lo bem e respeitar seu espaço.

Themis Regina Kogitzki, a especialista em massoterapia canina da AnimaTherapy
É no dia a dia que vamos descobrindo o que é ser um massoterapeuta canino. É preparar o material para a consulta, é anotar todos os detalhes de cada sessão, é observar cada movimento do cão e… estudar, estudar, estudar a todo momento.
O massoterapeuta deve pesquisar muito sobre cada caso. Deve trocar informações com os veterinários de seus pacientes, analisar os resultados dos exames. Deve saber o que pode ou não ser feito de acordo com a condição de saúde de cada cão.
E não pense que só aprendemos sobre anatomia e patologias. Também aprendemos a ficar atentos às espertezas e manias desses bebezões!
São muitas situações no mínimo engraçadas com que me deparo ao lidar com meus amados sobrinhos peludos. Tem o que rouba meu tênis quando chego. Tem aquele que só quer massagem embaixo do cobertor. O que prefere ficar de barriga pra cima no sofá. O que me troca por um petisco. O que foge e fica me olhando com carinha de “por que tá me apertando”?. Sem contar alguns punzinhos que podem acontecer quando a massagem chega na barriga.
Coincidência ou não, eu sempre estou na linha de fogo, rsrsrs. Assim se passa o dia. E no final não importa se minhas costas, pernas, joelhos, braços e mãos estão doendo por causa das horas passadas no chão cuidando dos corpinhos peludos, me locomovendo de um lado da cidade para o outro no meio do trânsito maluco de São Paulo…
…o que me faz feliz é saber que depois da sessão eles ficarão bem. Sentirão menos dores musculares. E conseguirão se movimentar melhor e de formas que antes não eram possíveis.
Quando os tutores comunicam uma melhora no estado dos cães após o início de um tratamento de massoterapia, a sensação é realmente fantástica.
Mas não tem recompensa maior do que entrar na casa do cãozinho e ser recebida com lambidas de alegria de ver a “Tia Themis”, como sou conhecida, chegando para mais uma conexão entre mãos que cuidam e peludos amados e sencientes.
Ser uma massoterapeuta canina é transmitir pelas mãos toda a alegria, amor, compaixão e dedicação que tenho para cuidar da saúde desses amados e adoráveis peludos. E saber que eles percebem tudo isso!
TRAGA ESSE CURSO PRA ALGUM LUGAR NO RIO DE JANEIRO-CAPITAL…TEM SENAC,RURAL,ESTÁCIO,FACULDADE CASTELO BRANCO,UNIGRANSRIO.
TENHO O CURSO DE AUXILIAR EM SERVIÇOS VETERINÁRIOS,SOU PROTETORA ANIMAL.
SOU TECNICA DE ENFERMAGEM HUMANA,FIZ APERFEIÇOAMENTO EM MASSOTERAPIA
RELAXANTE E MODELADORA.
CONHEÇO A IMPORTÃNCIA DE TRATAMENTO QUALIFICADO DESSE NUM ANIMAL.
Olá Rita,
Em breve estaremos no Rio de Janeiro oferecendo nossos cursos.
Tão logo tenhamos datas definida, informaremos nas mídia sociais da AnimaTherapy.
Somos gratos pelo reconhecimento.
Att,
Equipe AnimaTherapy
Nossa!
Nem imaginava que existia essa profissão, que massa.
Adorei a ideia!
Tem alguma cidade do Rio Grande do Sul que vocês trazem este curso?
Olá Rita,
Obrigada pelo contato.
Nossos cursos acontecem apenas na cidade de São Paulo.
Temos um curso online que você poderia fazer à distância, se tiver interesse é só acessar http://www.animatherapycursosonline.com.br
Att,
Equipe AnimaTherapy