
Indicações
A massoterapia canina e a massagem de bem-estar podem ajudar cães de todas as idades e estilos de vida. Elas atuam tanto no sistema muscular quanto no estado emocional do cão, e podem integrar um plano de tratamento corretivo ou preventivo. Conheça as indicações de cada uma dessas modalidades e saiba como elas podem ajudar seu cãozinho.
A massoterapia canina (massagem terapêutica), que tem a finalidade de minimizar problemas no sistema muscular, pode ser indicada para casos de:
- Dor e desconforto muscular;
- Dor muscular decorrente de doenças primárias, como displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, artrite, artrose, osteocondrose, doença do disco intervertebral;
- Atrofia muscular;
- Sedentarismo ou inatividade;
- Limitação ou restrição de movimentos;
- Hipertrofia muscular;
- Claudicação intermitente ou consistente;
- Compensação de membros;
- Fadiga muscular;
- Rigidez muscular;
- Perda de força e flexibilidade;
- Aderência muscular;
- Problemas circulatórios e respiratórios;
- Pós-operatório (cirurgias ortopédicas ou de outra natureza)
- Edema de membros;
- Limitação do desempenho atlético;
- Melhoria na qualidade de vida.
A massagem de bem-estar (massagem relaxante e antiestresse), que tem a finalidade de promover o relaxamento, pode ser indicada para casos de:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Medo
- Depressão;
- Síndrome da Ansiedade por Separação (SAS);
- Sensibilidade ao toque;
- Problemas de sociabilização.
São muitos os estilos e fases de vida dos cães que podem se beneficiar com a massagem. Ela pode ajudar:
Não importa qual seja o estilo de vida do seu cão, a condição física ou emocional, a massagem pode ajudá-lo a recuperar a energia, a disposição para caminhar, a alegria de viver melhor, sem dor, sem medo e com qualidade de vida.
A especialidade da AnimaTherapy é cuidar do sistema muscular e da saúde emocional dos cães por meio da massagem: buscamos mudanças positivas e resultados tangíveis, que você possa ver e, ainda mais importante, que seu cão possa sentir.
Nos atendimentos realizados pela AnimaTherapy o cão recebe, na mesma sessão, tanto técnicas da massagem terapêutica quanto técnicas da massagem relaxante. Nosso objetivo é proporcionar ao cão uma experiência completa com a massagem e promover o bem-estar geral.
Quando não massagear seu cão
Apesar de todos os seus benefícios, existem situações em que a massoterapia canina é contraindicada. É de extrema importância ter informações sobre as condições gerais do cão, incluindo os problemas de saúde que ele apresenta, para que um protocolo específico possa ser usado.
Embora seja necessário analisar o quadro clínico de cada paciente individualmente, é possível listar algumas condições em que a massagem normalmente não é recomendada. Em termos gerais, a massagem deve ser evitada em casos de:
- Febre;
- Estado de choque;
- Feridas abertas;
- Dermatites;
- Fraturas não consolidadas;
- Neoplasia (aplicada com protocolo específico para cada caso);
- Determinadas doenças cardíacas;
- Reatividade ao toque.
Não tem certeza se o seu cãozinho pode ser massageado? Não hesite: entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
A massoterapia canina não tem a função de substituir cuidados veterinários. Trata-se de uma forma complementar de cuidado com a saúde do cão. Recomendamos consultar um veterinário regularmente.