FAQ ANIMATHERAPY

1. Como é feito o atendimento da AnimaTherapy?
O atendimento é feito em domicilio, na cidade de São Paulo, com horário marcado.

2. Qual é a duração da sessão?
A sessão dura de 45 minutos a 1 hora, dependendo do porte do cão e de seu nível de ansiedade e agitação.

3. Qual é o valor da sessão de massagem terapêutica?
Os valores variam de acordo com o porte do cão, com o número de sessões e com o número de cães a serem atendidos na mesma residência e visita. Entre em contato para saber mais detalhes ou agende uma sessão de avaliação.

4. Como funciona a sessão de avaliação?
Os primeiros minutos dessa sessão servem para um contato inicial entre o tutor e a massoterapeuta. Em seguida, passamos ao foco do nosso trabalho: o cão! Depois de avaliá-lo, a massoterapeuta faz uma sugestão quanto ao número e à periodicidade das sessões.

5. Qual é a duração da sessão de avaliação? E o valor?
A sessão de avaliação tem duração média de 1 hora e o valor varia de acordo com o porte do cão.

6. Quantas sessões são necessárias?
Normalmente recomendamos 4 sessões (uma por semana), para que o cão compreenda o funcionamento da massagem, e também para que seja possível perceber seus benefícios.

7. Algum produto é utilizado durante a massagem?
Não utilizamos nenhum tipo de produto (como creme ou óleo de massagem), apenas as mãos.

8. Se o cão é agressivo, algum equipamento de contenção precisa ser utilizado?
No caso de cães com histórico de agressividade, uma avaliação é realizada para garantir a segurança de todos, principalmente do cão e da terapeuta.

9. Meu cão está com câncer. Ele pode receber massagem?
Normalmente, nós não recomendamos a massagem em casos de neoplasia. Porém, podemos abrir exceções quando há liberação do médico veterinário, ou quando o paciente se encontra em fase terminal e a prioridade do tutor é prover qualidade de vida ao cão neoplásico.

10. Meu cão tem artrite, artrose, displasia e problemas na coluna cervical. A massagem pode ajudar?
A massoterapia não atua nas doenças primárias, mas pode melhorar a mobilidade do cão, agindo no sistema muscular e minimizando os efeitos secundários de determinadas patologias (principalmente ortopédicas).

11. Meu cão tem problema linfático causado por câncer. Ele pode receber massagem para drenar?
Normalmente, não recomendamos a drenagem linfática para cães com neoplasia. Porém, podemos abrir exceções quando há liberação do médico veterinário, ou quando o paciente se encontra em fase terminal e a prioridade do tutor é prover qualidade de vida ao cão neoplásico.

12. Meu cachorro sofreu uma queda. Ele pode receber massagem para reduzir a dor?
Não recomendamos massagem para casos de quedas ou traumas. Recomendamos procurar um médico veterinário para avaliar o quadro.

13. Onde vocês estão localizados?
Nosso atendimento é realizado em domicílio na cidade de São Paulo. Nossos cursos são ministrados em locais variados, com empresas parceiras da AnimaTherapy.

14. Sou da área de estética animal. Posso fazer o curso de massoterapia canina?
Para quem não é veterinário, temos o curso de massagem de bem-estar (massagem relaxante para cães). O curso de massoterapia canina (também chamado de “curso de massagem terapêutica”) é destinado apenas a profissionais da área veterinária.

15. Sou massoterapeuta de humanos. Posso fazer o curso de massoterapia canina?
Diferentemente da massoterapia em humanos, a massagem nos animais segue as regras e leis definidas pelo Conselho de Medicina Veterinária. O curso de massoterapia canina (massagem terapêutica), que tem como finalidade o tratamento de disfunções musculares, é oferecido apenas a médicos veterinários e a estudantes de Medicina Veterinária. A massagem terapêutica canina, assim como a acupuntura canina, só pode ser praticada por profissionais da área da saúde animal. Com isso, massoterapeutas de humanos podem participar apenas do curso de massagem de bem-estar (massagem relaxante para cães). Não são explorados, neste curso, conceitos e técnicas voltados para a aplicação de massagem terapêutica ou para o tratamento de problemas de saúde nos cães.

16. A AnimaTherapy oferece algum curso de massagem online?
Não oferecemos cursos de massagem a distância, pois entendemos que é impossível realmente ensinar a massagem dessa forma. São inúmeras as informações, orientações e técnicas a serem absorvidas pelo participante, e isso exige sua presença física. Julgamos que somente com uma participação presencial ele poderá adquirir a habilidade e a competência necessárias para executar uma massagem com segurança nos cães. Os cursos online oferecidos pela AnimaTherapy são voltados para a transmissão de informações teóricas que darão ao aluno a base para a realização dos cursos presenciais. Por isso, alguns dos cursos online são classificados como pré-requisito para os presenciais.

17. Eu sou estudante de Medicina Veterinária e tenho a seguinte dúvida: como é a carreira na massoterapia canina?
A massoterapia canina é uma área nova no Brasil, e a AnimaTherapy está abrindo esse mercado para futuros profissionais. É um mercado com um público específico: tudo dependerá da atuação do profissional e do público-alvo escolhido. Lembramos, ainda, que o profissional pode incluir a massoterapia em um leque de serviços veterinários a ser ofertado aos clientes.

18. Há vagas para estágio na AnimaTherapy?
Atualmente, não há vagas para estágio.

19. O que posso esperar do curso de formação em massoterapia canina para veterinários e estudantes de medicina veterinária?
Nesse curso de formação, exploramos conceitos e técnicas da massagem terapêutica, modalidade cujo fim é tratar disfunções e dores musculares primárias ou secundárias, decorrentes de doenças preexistentes. O curso possibilita ao participante empregar diferentes técnicas de massagem terapêutica para melhorar ao máximo as condições musculoesqueléticas dos cães, sempre com atenção ao seu quadro clínico específico. O curso é dividido em dois módulos, um teórico e um prático.

20. Esse curso é oferecido fora de São Paulo?
Atualmente, a AnimaTherapy é a única a oferecer cursos e workshops de massagem para cães com base na metodologia americana e inglesa. Por questões de estrutura, nossos cursos e workshops são ministrados atualmente na cidade de São Paulo. Caso haja interesse em levá-los para a sua cidade, por favor, envie uma mensagem para contato@animatherapy.com.br e analisaremos a viabilidade!

21. O curso é profissionalizante?
Os cursos oferecidos pela AnimaTherapy são classificados como cursos livres.

22. Quais são os requisitos para fazer o curso?
Para o curso de massagem relaxante e para workshops, o único requisito é ser maior de 18 anos. Para o curso de formação em massoterapia canina, também é necessário ser médico veterinário com CRMV válido, ou estudante de medicina veterinária com matrícula ativa.

23. Vocês oferecem algum curso para tutores?
Sim, temos um workshop exclusivo para tutores, com duração de um dia. Você pode acompanhar o calendário de cursos pelo site da AnimaTherapy, ou se inscrever em nossa base de dados para receber nossa newsletter.

24. Como faço para ficar sabendo de novos cursos?
Basta visitar a página da AnimaTherapy e fazer um cadastro para receber nossa newsletter.

25. Como faço para me inscrever nos cursos?
É só acessar a página Cursos e workshops no site da AnimaTherapy: lá você encontrará um link para a inscrição.

26. Qual é a previsão de início do curso de formação em massoterapia canina para veterinários?
O curso de massoterapia será disponibilizado para médicos veterinários e estudantes no primeiro semestre de 2018. Temos uma lista de espera para esse curso: caso queira fazer parte da lista, clique aqui.

27. Quanto é cobrado pelos cursos?
Os valores variam conforme o curso escolhido. As informações sobre os cursos são sempre disponibilizadas com a abertura das inscrições. Você pode acompanhar as novidades pelo nosso site ou se inscrever para receber a newsletter.

28. Após fazer o workshop de massagem relaxante para cães, quanto poderei cobrar pela massagem relaxante?
Em princípio, esse workshop tem o propósito de agregar valor a profissionais da área pet. Nossa proposta é permitir que profissionais incluam a massagem entre os serviços que já prestam (como pet sitting, adestramento, banho e tosa) sem cobrar por isso, como um diferencial. Futuramente, ofereceremos novos cursos que possibilitarão aos participantes oferecer a massagem relaxante como um serviço adicional e aumentar a sua rentabilidade.

29. Sou de outra cidade. Por que vocês pedem que interessados de fora de SP enviem um e-mail antes de fazer a inscrição no curso?
Fazemos esse pedido aos interessados de fora de SP a fim de evitar custos com deslocamento e hospedagem no caso de a turma não atingir o número mínimo de participantes. Para garantir a sua vaga, recomendamos que você faça a inscrição (seguindo o procedimento descrito no site): com alguns dias de antecedência, entraremos em contato para informá-lo sobre a realização ou não do workshop. Caso ele não ocorra na data divulgada, faremos a devolução integral do valor depositado e informaremos uma nova data de realização do workshop. Adotamos essa medida porque sabemos que é um transtorno se programar com antecedência para um evento e acabar sendo surpreendido por uma mudança de data, e não queremos que nossos clientes passem por essa situação.

30. Vocês oferecem algum curso que não exija que o participante curse ou tenha cursado veterinária?
Sim! Temos o curso de massagem de bem-estar, que trata exclusivamente da massagem relaxante. É um curso ideal para todos que são apaixonados por cães, incluindo tutores, profissionais do setor pet e aqueles que estão pensando em ingressar nesse mercado. No curso, o participante tem acesso às noções básicas da massagem para cães saudáveis, expostas tanto de forma teórica quanto de forma prática. São apresentados exclusivamente conceitos e técnicas relacionados à promoção do bem-estar em cães saudáveis, com o toque como ferramenta e com a manutenção (ou melhoria) da saúde emocional como objetivo. Exploramos todo o efeito que as técnicas de relaxamento têm sobre as emoções e o comportamento dos cães: com elas, podemos torná-los menos sensíveis ao toque, assim os ajudando a conviver melhor com familiares, profissionais e médicos veterinários. Com essa dessensibilização, os cães tornam-se mais sociáveis, livres de medo, estresse e ansiedade. Os participantes desenvolverão habilidades para aplicar uma massagem relaxante como medida de dessensibilização e promoção de bem-estar em cães. Não são explorados, neste curso, conceitos e técnicas voltados para a aplicação de massagem em clínica médica, ou para o tratamento de problemas na saúde dos cães. Mas, é claro, existem outros benefícios a serem obtidos com a massagem além do tratamento de problemas médicos. Com este curso, você terá todas as ferramentas necessárias para aplicar uma massagem relaxante com segurança, sem causar nenhum tipo de lesão muscular nos cães, aproveitando todo o potencial do toque como forma de proporcionar bem-estar. Entendemos que este curso traz um benefício social de grande valia para todos que convivem ou trabalham com cães. Quem pode participar: tutores de cães, dog lovers, pet sitters, dog walkers, educadores caninos, adestradores, especialistas em comportamento canino, protetores, voluntários de ONGs, auxiliares de veterinário, funcionários de estabelecimentos como hotéis para cães, creches, day care e pet shops, e qualquer pessoa que esteja buscando adquirir novos conhecimentos relacionados ao mundo canino.

31. Posso parcelar o pagamento do curso?
Sim! Você pode consultar as condições de parcelamento dos cursos aqui.

32. Estou procurando um curso mais completo. Todos que estou encontrando duram apenas um dia. Qual é a duração dos cursos da AnimaTherapy?
Atualmente, oferecemos apenas o workshop de introdução à massagem relaxante, com duração de um dia, durante o qual introduzimos o participante às particularidades da massagem em animais e a algumas técnicas específicas. Quanto aos cursos de maior duração, no próximo semestre passaremos a oferecer duas modalidades novas. Você pode acompanhar todas essas novidades no site da AnimaTherapy.

33. Durante a massagem, algum produto calmante é utilizado para deixar meu cão mais receptivo ao toque?
Na rotina do nosso trabalho, não associamos nenhum medicamento à massagem. Conduzimos todo o trabalho apenas com as mãos, recorrendo a técnicas de dessensibilização e a recompensas, quando necessário.

34. Sou fisioterapeuta de humanos e gostaria de fazer um curso de massagem para cachorros. Quais seriam as alternativas?
Dentro da legislação que rege a prática da medicina veterinária, para fazer a manipulação animal com finalidade de tratamento, é necessário ser médico veterinário. Porém, a AnimaTherapy oferece workshops e cursos de massagem relaxante, com os objetivos de introduzir o participante à massagem animal, ensinar técnicas de relaxamento e dar orientações de como utilizá-las, agregando valor à atividade que o participante exerce ou pretende exercer.

35. Tenho interesse nos cursos, mas não sou da área pet. Posso participar deles mesmo assim?
Sim! Nós oferecemos diferentes categorias de workshop e cursos: para tutores e para os que são apaixonados por cães; para profissionais do setor pet (dog walkers, pet sitters, adestradores, entre outros) ou para quem deseja atuar nessa área; para médicos veterinários ou para estudantes de medicina veterinária. A diferença entre eles está no objetivo da massagem:
i. Para tutores e profissionais: massagem relaxante e técnicas sensoriais voltadas para o bem-estar. No seu caso, você se enquadraria nesta categoria.

36. Posso reservar uma vaga do curso?
Não temos como reservar vagas: as inscrições só são confirmadas após a efetivação do pagamento e o envio da ficha de inscrição preenchida. É importante que o envio seja realizado até a data informada no nosso site.

37. A AnimaTherapy oferece serviços de fisioterapia em cães? Gostaria de saber os valores.
A AnimaTherapy trabalha exclusivamente com massoterapia, e não oferece serviços de fisioterapia.